SEGUIDORES

terça-feira, 3 de abril de 2012

Mudanças no AO? Parece que não...

Ministros da Educação da CPLP manifestaram empenho no Acordo Ortográfico
(30.03.2012 - Lusa)

Os ministros da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) manifestaram nesta sexta-feira em Luanda o seu empenho em adoptar o Acordo Ortográfico (AO) como ferramenta de promoção e defesa da língua portuguesa.
O compromisso consta da Declaração Final aprovada no final da VII Reunião de Ministros da Educação da CPLP, que hoje se realizou em Luanda.
No final dos trabalhos, o ministro Nuno Crato, que representou Portugal no encontro, destacou o facto de os oito Estados membros terem declarado “o empenho em levar para a frente o processo do acordo ortográfico”.
“Há uma declaração assinada por todos. Agora, cada país tem o seu calendário, cada país tem as suas dificuldades. Falou-se bastante do vocabulário ortográfico comum, dos vocabulários nacionais que estão a ser construídos”, acrescentou.
Segundo Nuno Crato, neste momento não se está a trabalhar na revisão do AO, “está-se a falar é dos calendários diferentes que os países têm para adopção do AO”.
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi aprovado em 1990 e entrou em vigor no início de 2009 no Brasil e em 13 de Maio de 2009 em Portugal.
Em ambos os países foi estabelecido um período de transição em que tanto as normas anteriormente em vigor como as introduzidas por esta nova reforma são válidas: esse período é de três anos no Brasil e de seis anos em Portugal.
À excepção de Angola e de Moçambique, todos os restantes países da CPLP já ratificaram todos os documentos conducentes à aplicação desta reforma.
As reticências de Angola foram explicadas no final dos trabalhos pelo ministro da Educação deste país aos jornalistas.
“Angola, pelos estudos que realizou, verificou que haveria dificuldades de implementação do AO, por várias razões ligadas a aspectos técnicos. Nesta reunião, esses aspectos foram apreciados e há consenso para se terem em conta essas insuficiências”, sublinhou Pinda Simão.
“Não pomos em causa o AO. Queremos reforçar e consolidar o AO”, acentuou.
Nesse sentido, e segundo a Declaração Final aprovada na reunião, foi recomendado ao Secretariado Executivo da CPLP a constituição de um grupo técnico, que integrará académicos que vão fazer estudos adicionais e identificar, de acordo com o governante angolano, “os obstáculos que podem dificultar a aplicação do AO”.
Outras questões abordadas nesta reunião da CPLP foi a intensificação da cooperação escolas dos países da CPLP.
Nuno Crato destacou a reafirmação deste conceito como um “projecto educativo” constituir “uma oportunidade para escolas diferentes cooperarem em diferentes projectos, sejam científicos, culturais ou literários”.
Finalmente, os ministros da CPLP decidiram formalizar o apoio às Olimpíadas de Matemática da Lusofonia, cuja próxima edição se realiza no verão, em Salvador da Bahia, Brasil. 
Fonte: http://www.publico.pt/Cultura/ministros-da-educacao-da-cplp-manifestaram-empenho-no-acordo-ortografico-1540139

Nenhum comentário:

Postar um comentário